Pular para o conteúdo

Você é jovem e possui dúvidas sobre qual caminho seguir? Esse post é para você.

Você é pai/mãe e seu filho não sabe qual profissão seguir? Esse post também é para você.

Quando eu recebo um jovem estudante para orientação profissional a primeira pergunta que faço é “ O que você gosta de fazer? ”, pode parecer uma pergunta básica, mas a resposta pode ser tão rica que poderá dar um norte sobre como serão as sessões e como terei que trabalhar.

Mas se eu não souber responder a essa pergunta? Não tem problema! As sessões serão desenvolvidas para que possa encontrar a resposta para a pergunta inicial.

A orientação de carreira para jovens entre 17 e 20 anos que estão em fase de conclusão ou já terminaram o ensino médio exige uma reflexão que irá proporcionar a maturidade para a escolha de uma profissão. Alguns chegam no consultório já com opções de faculdade e cursos e outros chegam perdidos, inseguros e pressionados pela família. “Não é uma fase fácil, em um ano sou estudante e visto como adolescente, no outro estarei em uma faculdade com a cobrança da sociedade exigindo uma nova postura frente aos desafios”, assim é a fala dos jovens que tenho atendido para orientação de carreira.

A expectativa da família ao invés de confortar tende a deixar o jovem inseguro e angustiado, mas o que fazer? Ao longo da minha experiência com jovens percebi que existe algumas perguntas importantes que proporcionam consciência sobre a nova fase que estar por vir.

 Você se sente maduro em escolher uma profissão agora?

Seus pais tem influência sobre suas escolhas profissionais?

Você está disposto a dizer NÃO para a vontade dos seus pais para seguir uma carreira que fará você se sentir feliz?

Atenção PAIS, agora as perguntas são direcionadas para você

Você tem consciência que seu filho não tem obrigação de suprir suas expectativas?

Você sabe que a escolha será do seu filho e não sua?

Atualmente, jovens querem satisfação profissional e o dinheiro tem sido visto como segundo plano, você está disposto a apoia-lo em seu processo de maturidade profissional?

Chegou a hora de responder com sinceridade a essas perguntas, para uns será fácil para outros bastante difícil.

A orientação de carreira para jovens é realizada para fazer com que assumam e entendam a importância da auto responsabilidade, autoconhecimento e maturidade, assim terão consciência que existem vários caminhos que poderão ser percorridos mas a diferença é escolher o seu caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *